sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Velhos conhecidos vão comandar a folia no carnaval de Curitiba





por GISELE ROSSI - GAZETA DO POVO ONLINE

O cortejo da alegria está formado. Agora só falta chegar a hora para os foliões aproveitarem o desfile do Rei Momo, da Rainha e da Princesa do Carnaval 2008 de Curitiba, que deve dar início à festa no próximo dia 2 de fevereiro, na abertura do desfile das escolas de samba na avenida Cândido de Abreu, Centro Cívico. A eleição do trio aconteceu na noite da quarta-feira (23), durante uma festa realizada na Sociedade 13 de Maio, no bairro São Francisco, que contou também com a divulgação dos sambas-enredos de seis agremiações da capital e a bateria da escola de samba Leões da Mocidade, sob o comando do mestre Divino.
O Rei Momo deste ano é um velho conhecido dos foliões: Emilson Taborda (51 anos, 136 quilos) que vai exercer a função de “rei” pela oitava vez. Taxista de profissão e também conhecido como Jipão, Emilson que é natural do bairro Bacacheri, já foi Rei Momo nos anos de 1997, 98, 2000, 2001, 2003, 2004 e 2005. Para ele, o maior desafio é mostrar que existe Carnaval em Curitiba. “Nós vamos animar, convidar o público a participar da festa com muita alegria”, comentou Emilson logo após a divulgação do resultado.
A Rainha eleita para este Carnaval, Marcinha (Márcia de Souza) também já exerceu o cargo em duas edições anteriores, em 2000 e 2005. Com 43 anos de idade, sete filhos (sendo que dois são adotados) e dois netos, a artista plástica natural de Maringá, Noroeste do Paraná, diz que começou brincar o Carnaval na capital, cerca de 15 anos atrás. “É uma grande responsabilidade. Temos que levar alegria e convidar o público”, declarou a soberana sobre a eleição. Com 1,70m de altura e 51 quilos, a rainha disse que não malha, mas evita comer doces e gordura para manter a forma. Usando lentes azuis ela declarou que o papel de Rainha é uma personagem que ele vive durante o período da festa. "A Márcia em casa é outra coisa", destacou, talvez, devido ao uso da fantasia com quase nenhum pano.

O título de Princesa ficou com a estudante de Direito, Lígia Bueno, natural de Ponta Grossa, região dos Campos Gerais, que já foi princesa no carnaval de sua cidade, em 2002, e rainha da Munchen Fest em 2005. Para a princesa o importante é curtir a festa com alto-astral, alegria e paz no coração. “O Carnaval é pura alegria, boa energia. Quero levar isso para o público curitibano”, comentou a jovem de 23 anos.

O concurso contou com 11 candidatos, entre homens e mulheres, que mostraram sua performance ao som da bateria de ritmistas do mestre Divino. Um júri formado por 10 pessoas avaliou os quesitos alegria, comunicação e desenvoltura para eleger o Cortejo Real. Até um Rei Momo magro concorreu, com 70 quilos. A maioria dos candidatos foram independentes, sem vínculo com nenhuma agremiação de samba da capital.

Conforme a tradição, durante os dias da folia, o Rei Momo recebe a chave da cidade com a responsabilidade de comandar a festa. Além de participar do desfile de rua, o Cortejo deve visitar também os bailes de Carnaval que estiverem acontecendo na cidade. Cada eleito vai receber um cachê de R$ 2.000,00, pago pela Fundação Cultural de Curitiba.

Nenhum comentário: