sábado, 12 de janeiro de 2008

Sambas paulistanos
















Segura aí que tem história do sorvete, aquecimento global e imigração japonesa


As escolas de samba do Grupo Especial de São Paulo passam pela avenida nos dias 1º/2 (sexta-feira) e 2/2 (sábado).

Confira as letras das músicas de cada agremiação, em ordem de desfile:

- Gaviões da Fiel
















Enredo: "Nas asas dos gaviões, rumo ao portal dos sertões - Santana de Parnaíba: berço de bandeirantes"
Autores: Fabinho do Cavaco
Intérprete: Ernesto Teixeira
Voei com bravura e coragem
Rumo ao portal do meu Brasil
Anhanguera em árdua trajetória
Foi em busca de riquezas
Desbravando o sertão
Ouro, prata, pedras preciosas
Esperança reluzindo no olhar
Aventuras entre rios e cascatas
Magias e batalhas o futuro a conquistar
A energia pioneira, brasileira, veio de lá!
Usina condutora do progresso
Fez o bonde caminhar...
Celebração em comunhão
Meu samba é a alma viva da nação
Empolga numa firme batucada
No requebro da mulata dona do meu coração
Arquitetura herança cultural
Patrimônio nacional
Buscando a sabedoria
O povo de fé trilha o caminho do sol
São Jorge peço a sua proteção
Santana de Parnaíba é divina inspiração
Vou viajar nesta paixão
Vou mergulhar nesta história
Com amor e devoção
Sou fiel sou Gavião!
-Acadêmicos do Tucuruvi









Enredo: "Hummm... É tempo de sorvete, do Oriente ao Ocidente alimento refrescante e nutritivo"
Autores: Diley Machado, Fábio de Paula, Moraes e Rodrigo Rocha
ntérprete: Fredy Vianna

Delicia chinesa
Do Oriente essa iguaria se espalhou
Entre povos e culturas
Neve e mel com frutas, tem valor
Conquistando um imperador
Se propagou no ocidente
A Europa apreciava, encantava a realeza
E toda a corte portuguesa
Com leite aguçou o paladar
Das charmosas damas da nobreza
Atravessou o mar pra se consagrar
"Americanizou" evoluiu
Surgiram sabores, receitas incríveis
Que o mundo aplaudiu
Em terras brasileiras
É novidade, é sensação
Lá no Rio de Janeiro, do carioca maneiro
Refresca o dia a dia do povão
Aqui, na terra da garoa
Esperei a hora para te saborear
É bom, como é bom, o sorvete em toda parte
A indústria vem fazendo arte
Do alimento, diversão
Em cores e sabores, você é carnaval
A grande paixão nacional!
É verão amor, vem desfilar
Aliviar o teu calor
Sou Tucuruvi de alma e paixão
Vou refrescar seu coração


- Unidos de Vila Maria









Enredo: "Irashai-mase , milênios de cultura e sabedoria no Centenário da Imigração Japonesa"
Autores: Dão, Veia, Martins, Nando e Moleque Pará
Intérprete: Fernandinho SP e Baby

Estrelas vão brilhar
Vila Maria vai passar
Irashai-mase a este povo do Oriente
Da terra do sol nascente
Abrem-se os portais
Das tradições, de uma cultura milenar...
Preservam seu jardim oriental e a arte de cultivar
Na religião, celebração a cerimônia do chá
No Ocidente se tornou realidade
A conquista do tratado da amizade
E com a honra de um samurai guerreiro
Cruzou os mares rumo ao solo brasileiro
Pra massa toda aplaudir
A bateria tá ai... Vem ver
E vamos comemorar
O centenário brindar... Saquê
Em sua criação, gentileza tem rosto de mulher
Símbolos da sorte que anunciam devoção e muita fé
O shodô não se apagou!
A arte deu movimento à vida
No plantio do algodão, ô terra boa que se planta dá
Na culinária, requinte em nossa mesa
Pratos com toque de beleza
A evolução da tecnologia
Dá asas a imaginação, presente em nosso dia-a-dia
Com a imigração, somos filhos de uma só nação
Arigatô a essa parceria
Brasil, Japão que alegria...

- Águia de Ouro









Enredo: "A taça da felicidade, uma viagem pelos sentidos às delícias do sorvete"
Autores: Marcio Pessi, Dado Poeta, Serginho do Porto, Ronaldinho e Ivan
Intérprete: Serginho do Porto

Vem cantar
A Pompéia vai te conquistar
Vamos nessa, o show vai começar
Hoje é dia de alegria
Vem sentir um frescor
Que é de arrepiar
Simples toque de magia
Que vai te refrescar
Que maravilha!
Tem várias cores que enfeitiçam seu olhar
Obras de Arte que fascinam o coração
Sedução
Sinta o aroma no ar, é festa
Deixe o meu samba te levar
No Carnaval, entre essências brincar
Se entregar
Um mundo de sabores desfrutar
Se deliciar ao bel prazer
Seja feliz também, venha se divertir
Voltar a ser criança e ter a emoção
De um beijo doce, uma paixão
Que alimenta o corpo e a alma
Vamos brindar
E ouvir os sinos da felicidade
O ano inteiro apreciar
Um bom sorvete e se lambuzar
Embala, meu amor, que o teu calor me leva
Embala, minha águia, meu amor sem fim
Fonte cristalina, doce ilusão
A bateria vai tocar seu coração

- Tom Maior

Enredo: "Glória paulista - São Paulo na vanguarda da economia brasileira"
Autores: Maradona, Claudinei, Amós, Tinga e Ricardo Ailton
Intérprete: Renê Sobral

O meu carnaval ôôôô...
Vem pra cantar as suas glórias
Desde a primeira cidade
Plantando riquezas, colhendo vitórias
Desbravando verdes matas encontrou
Terra de Piratininga fundou
E nas margens do "Tietê"
Um novo alvorecer, delírio do ouro
Tempo marcado por transições
No interior nasceu, "nosso tesouro"
O grão café selou
O destino desse chão
Nos barões o progresso
Trilhando o sucesso... Consagração!
São tantos sonhos
Que "traz" essa gente de vários lugares
Trabalhando fez crescer
Em cada amanhecer
Fez o estado ser realidade
Então, desponta a indústria
Trazendo desenvolvimento
Grande centro em evolução
O carro-chefe da nação
A cana vem exportando tecnologia
Seu combustível é energia
Da economia nacional
Que felicidade... Amor!
Sou tom maior, eu sou
Te amo São Paulo
Oh! Terra mãe gentil
O eldorado do Brasil

- Rosas de Ouro

Enredo: "Rosaessência - O eterno aroma"
Autores: Marcelo Casa Nossa, Bolt, João Osasco e Edvaldo
Intérprete: Darlan

Divinos são os anjos guardiões
Que ao som dos seus arautos anunciam
O bailar dos odores, essência das flores
Perfumando as sagradas escritas
Ao céu subi em forma de oração
Seduzi as antigas civilizações
Cruzei as terras sagradas
Ao fim de uma grande jornada
No velho mundo cheguei
E toda nobreza fascinei
Perfume de Rosas no ar
Paixão que faz sonhar
É Rosaessência um "Q" de magia
Alquimia
Cidade luz, dos corações apaixonados
Que me conduz
A cura para os condenados... de amor
No meu Brasil
Fui capricho da coroa imperial
E hoje nesse Carnaval
Sei que meu futuro é aqui
Nesse chão meu aroma contagia
E aos som da minha bateria
Vou conquistar você
Girando vai a baiana
Que faz delirar... (ô ia ia)
Sou Rosas de Ouro
Eterno aroma
O nosso show vai começar

- Nenê de Vila Matilde
Enredo: "Um vôo da águia como nunca se viu! Também somos folclore do nosso Brasil - 110 anos aprendendo com Câmara Cascudo"
Autores: Nenê, Adriano Bejar e Sulu
Intérprete: Royce do Cavaco
Pra encantar a avenida
A águia vem mistificar
De boca em boca, pai pra filho
O modo de agir, sentir e pensar (ô potiguar)
Câmara Cascudo mostrou para o mundo
O folclore popular
Brasil da miscigenação, nosso povo estende as mãos
Vamos mestiçar
Costumes do Nordeste...
Óxente, cabra da peste
Vem pro forró dançar, poeira levantar
Maracatu, festa junina
Boi-bumbá no Norte, Parintins, o ponto nobre
Pro mal olhado tem reza forte
O pajé pode salvar
Ferraduras e carrancas... Patuás
Quem foi que deixou o espelho se quebrar?
No Centro-Oeste não pesque sem oração (porque)
Assombração vai te pegar
No Sul brinquei
De cabra cega e amarelinha
E reparei num lindo canto que ouvia
Até o saci se encantou
Não é chula, nem fandango
E perguntou: - que som é esse?
Que cadência diferente
Protegida pelos deuses
Me responda quem vem lá
Eu sou Nenê! Da culinária, batucada e carnaval
No Sudeste a festa é pra valer
Folclore vivo nesse amanhecer
Minha escola de samba é evolução
Bateria de bamba, toca até jongo e baião
A nossa bandeira, manto sagrado
Gueto azul e branco, mito respeitado

- Camisa Verde e Branco










Enredo: "Da pré-história ao DNA: a história do cabelo eu vou contar!"
Autores: Leonardo Trindade, Rodney Cheto e Marcinho Keleque
Intérprete: Celson Mody

O meu canto no ar...
Se espalha
Pioneiro é raiz... Da alma
A família Verde e Branco é emoção
Delírio dessa multidão
Viajei na memória pra contar (lalaia)
Do presente a pré-história
Fio a fio desvendar
Quem guarda o corpo, faz a cabeça
Foi primitivo numa louca sedução
Tornou, mais belos os reis e rainhas
Temido na mitologia
Na Grécia e Roma definia classes sociais
Se fez tão nobre, ganhando força e paixão
Quem não se lembra dos cabelos de Sansão
É crença, é religião...
É fé
Salve a rainha do mar... Axé
E no meu ritual a furiosa é
Raiz profunda de quem tem samba no pé
Jogue suas tranças, vem ser criança
Num mundo de fantasias
Reviver um tempo de um movimento
Tropicalizado em melodias
"O teu cabelo não nega"
De onde veio você
Crespo, grisalho, bem liso, loiro ou colorido
Neste Carnaval Camisa Verde dá o tom do visual!

- Mancha Verde


Enredo: "És imortal... Ariano Suassuna, sua vida, sua obra, patrimônio cultural"
Autores: Rafa do Cavaco, Thiago de Xangô, Juninho Berin, Chumbinho, Tião e Imperial
Intérprete: Vaguinho

A Mancha é paixão
A razão do meu viver
Em verde e branco, rompi barreiras
Ensinando a vencer
Avante Mancha Verde na Avenida
No esplendor do "Auto da Compadecida"
Iluminando a vida em obras
De um menino que nasce pra história
Revolução "batiza" o filho do sertão
No Cariri a emoção
Entra em cena a sedução
Alma de palhaço no picadeiro da ilusão
É na luz do sol que arde a paixão
Faz sorrir o coração
Zélia um mundo de eterna magia em poesia
Cavaleiros dos sertões
A mostrar em tradições
A luta do bem e do mal, herança medieval
Ecoa a voz do Nordeste
Povo guerreiro cabra da peste
Patrimônio cultural
E fez - se então o armorial
Segue o romanceiro tão feliz
Desbravando esse pais
Ao preconceito disse não
Se é de igual pra igual
Vou sacudir geral
Suassuna és imortal

- X-9 Paulistana

Enredo: "O povo da terra está abusando. O aquecimento global vem aí...a vida boa sustentável pede passagem"
Autores: Didi, Turko e Paulinho Miranda
Intérprete: Daniel Collête

Vem pra ver
Nossa família reunida
Eu e você, com a X9 na avenida
Na festa do Carnaval
Fazendo um alerta geral
Para o planeta não aquecer
Nossas florestas, nosso pulmão,
Destruição pra quê!
Alterações que transformaram nosso clima
Causando tantas conseqüências
À nossa existência
Não poluir o nosso ar... ô, ô, ô, ô
Água da fonte pra beber
Um solo de plantar, bom de colher
É melhor parar
Não custa nada refletir
O mal que sempre vai causar
Jogando lixo por aí
É tempo sim de reciclar
Para salvar o amanhã
A solução está na mente sã
Em não desperdiçar, a água pode ter um fim
Sabedoria ao explorar pra energia produzir
Depende só de nós o equilíbrio ambiental
Responsabilidade social
Oh, Mãe Terra, perdoai
Os seus filhos sem amor
É preciso preservar
O mundo que Deus Criou

- Pérola Negra

Enredo: "A onça vai beber água. Jaguariuna: qualidade de vida e desenvolvimento nos trilhos do tempo"
Autores: Rogério Morgado, Renne das Lentes, Reinaldo Pajé , Marcelo Papo Doce e Marco Aurélio
Intérprete: Douglinhas

Minha vida Madalena
Fazendo um poema, pra te conquistar
Nas garras da onça, a Pérola Negra
Vai viajar
Uma "Estrela" a me guiar
Pra desvendar, os caminhos do sertão
Seu nome na história, o índio deixou
E o bandeirante se encantou
A mão do negro
Conduzindo o progresso do Brasil
Do ciclo da cana ao café
Nos trilhos do tempo; a imigração surgiu
Cidade encantada, divina criação
Jaguariúna é inspiração
O sol a brilhar! Clareia!Um azul no céu!
E a luz das estrelas!
O aroma do campo que paira no ar
Tem "doce sabor" para o seu paladar
Nas festas tem amor e devoção
No circuito das águas
A alma em purificação
E na Maria Fumaça
A história se passa, a evolução
Tem festa de rodeio, pra tocar seu coração
Segura peão!
Hoje faz parte do cenário nacional
Virou pólo industrial
Mantendo a preservação
Sempre com fé e trabalho
Para o futuro da nação

- Vai-Vai









Enredo: "Vai-Vai acorda Brasil"

Autores: Zé Carlinhos; Nayo Denai; Vagner Almeida e Danilo Alves

Intérprete: Carlos Junior (Carlão)


Eu sou guerreiro de fé

Meu samba é no pé.

Sou Vai-Vai

Se quero axé meu manto traz

No branco a paz, no preto amor

Sou brasileiro e tenho meu valor
Desperta gigante é novo amanhecer

A levada do meu samba, vai te enlouquecer.

(Meu Brasil)Esbanja talentos musicais, herança de gênios imortais

Do céu ecoam melodias, em sinfonias, que embalam meu cantar

E "carinhosamente" a Bela Vista a desfilar, vem mostrar

Que um lindo sonho, nesta vida se torna real

Pra quem lutar, acreditar, buscar um ideal

Um lindo sonho, nesta vida se torna real

Pra quem lutar, acreditar num ideal
Alô Brasil, o nosso povo quer mais

Educação pra ser feliz!

Com união, vencer a corrupção

Passar a limpo este país!
Brilhou na arte a esperança

Iluminou as nossas vidas com o doce afã

De tocar, encantar, transformar as mentes do amanhã

Com o dom da musicalidade, "acordes com dignidade"

Vem ver, na grande ópera do Carnaval

O bem vencendo o mal é a força da cidadania a trilhar

Vamos gritar aos quatro cantos desta pátria mãe gentil

Pra sempre vou te amar,

"Acorda Brasil"

- Mocidade Alegre










Enredo: "Bem-Vindo a São Paulo, sabe por quê? Porque São Paulo é tudo de bom!"

Autores: Biro-Biro, Hélio, Leandro Augusto, Marcelo Pires, Ratinho, China e Grandini

Intérprete: Clovis Pê


Seja bem-vindo amor

A Sampa, linda Terra da GaroaTerra

futurista que o poeta vislumbrou

Com sua ousadia e inovação

Gigante que acolhe e transforma

Seu filho em um vencedor

Cidade que não pára

Na bravura traz seu valor

Palco da arte e cultura

Cenário do meu carnaval

São Paulo multicultural
O dia vai, a noite vem, eu vou

Sair, viver a boemia

Curtir em Sampa várias atrações

Me divertir até o raiar do dia
Sampa e seu cardápio mundial

Tem sabor especial... Vem ver

E na terra da gastronomia

Tem encanto e magia... Prazer

Lindo é sentir a liberdade

E ficar bem à vontade... Viver feliz

Diversidade amigo é natural

Preconceitos afinal não existem por aqui

É tempo de harmonia, respeito ao valor

Das tribos nessa festa multicor!
É festa amor... Sorria

A Mocidade é pura emoção

E vem cantando radiante de alegria

São Paulo é tudo de bom!

- Império de Casa Verde

Enredo: "Sambando e cantando e seguindo a Canção... Vem, vamos embora para a Festa da MPB!"
Autores: Junior Marques e Raphael do Império
Intérprete: Bruno Ribas

Oh abre alas que o chefe da folia
Pelo telefone mandou avisar
Que tem carnaval... Tem alegria no ar
Taí eu fiz de tudo pra você gostar de mim,
Bate feliz meu coração tão carinhoso
Venha comigo amor nessa aquarela...
Ao som de um samba canção
Cantando eu vou...
Minha saudosa maloca querida
Que o poeta imortalizou
Tem jangada no mar...
Hoje tem arrastão
Bossa nova pra tocar, teu coração...
Da jovem guarda a tropicália, Eu vou cantar...
É domingo no parque amor
Deixa o menino brincar
Pra não dizer que não falei das flores
Solto a voz nas estradas
Sou maluco beleza...
Sou a mosca que pousa no prato de sopa
Dos novos baianos
Brega ou chique eu sou assim...
Falo de rock ao som de um tamborim
Pagode, fricote eu sou....
Coração sertanejo
Rap, funk, ou raiz mistura que te faz feliz
E vai rolar a festa só falta você ,
então vem mergulhar nesse mar de prazer...
Com meu tigre guerreiro na nova era da MPB
Vem comigo ver o sol nascer...
Vem vamos embora
Sambando e cantando, seguindo a cançã
oO meu império é quem faz a hora

Nenhum comentário: