sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Resultado do carnaval de Curitiba segue indefinido


Departamento jurídico da Fundação Cultural de Curitiba analisava nesta quinta-feira o recurso apresentado na quarta pela escola de samba Acadêmicos da Realeza, uma das campeãs

O resultado do carnaval de Curitiba continua indefinido. O departamento jurídico da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) analisava durante esta quinta-feira (23) o recurso apresentado na quarta-feira (22) pela escola de samba Acadêmicos da Realeza, uma das campeãs do carnaval de Curitiba em 2012.

A agremiação contestou a anulação das notas de um jurado, no quesito alegorias e adereços. A pontuação foi desconsiderada por uma suposta rasura nas notas, mas a Acadêmicos discordou da avaliação.

A previsão inicial era de que a FCC decidiria nesta tarde se aceita ou não o recurso, mas não houve a comunicação de uma decisão até as 18h30. Caso a nota seja considerada, a Acadêmicos da Realeza passa a ser a única campeã do carnaval curitibano.

A direção da escola explicou que as notas foram contestadas porque uma palavra teria sido repetidamente sobreposta. As notas são atribuídas por valores numéricos e escritas por extenso. No caso, a nota em questão, um dez, estava sobrescrita diversas vezes, o que causou o pedido de anulação.


Desfile

As escolas de samba Acadêmicos da Realeza e Mocidade Azul foram as campeãs do grupo especial do carnaval de Curitiba de 2012. As escolas terminaram empatadas, com 163 pontos, e a organização do carnaval de Curitiba decidiu que as duas deveriam ficar com o título.

O enredo da Acadêmicos da Realeza foi “No samba da Realeza o sabor da sedução”, falando do chocolate. A Mocidade Azul contou a história da própria escola na avenida, com o enredo “Azul a cor do céu, a cor do mar, há 40 anos a cor do meu lar". A campeã de 2011 também havia sido a Mocidade Azul.

A apuração dos votos dos 20 jurados teve diversos tumultos. Durante a apresentação das notas de samba-enredo, componentes da Embaixadores da Alegria, insatisfeitos com as notas, tentaram invadir o Teatro Londrina, no Memorial de Curitiba, onde ocorria a apuração. Houve empurra-empurra e guardas municipais chegaram para fazer a segurança do local. Também houve três notas de jurados anuladas por falta de justificativa e rasura nas planilhas.

Nenhum comentário: