sábado, 11 de fevereiro de 2012

Curitiba tem carnaval para a terceira idade





Nesta terça-feira (14), tem baile dos idosos no Paraná Clube, das 14h às 17h. E quem for conferir a festa poderá aprender as marchinhas que o Rancho das Flores levará para a Avenida Cândido de Abreu, no dia 18 de fevereiro, a partir das 20h. O tema deste ano, “Avenida em Polvorosa”, é uma homenagem aos 40 anos do Teatro do Paiol e aos 30 anos de Oficina de Música de Curitiba.
O desfile do Rancho das Flores é aguardado com expectativa e prevê a participação de até 400 idosos que integram os grupos de convivência mantidos pela FAS – Fundação de Ação Social. Músicos conhecidos na cidade formam a banda que acompanha a apresentação.
Na época em que o Rancho foi criado, em 1989, possuía letra e músicas próprias, o que acabou por criar um gênero musical cadenciado, com grande riqueza melódica: a “marcha rancho”. O grupo apresentava tanto fantasias variadas ou criadas a partir de um único modelo. No início, as roupas eram criadas pelo estilista carioca Nei Souzah, com a participação dos idosos na confecção.
Desde 2006, o desfile do Rancho das Flores passou a ser de responsabilidade da Fundação Cultural Curitiba, organizadora do Carnaval de Rua de Curitiba. Atualmente, o responsável pelo trabalho de criação do figurino é selecionado por meio de edital da Fundação Cultural de Curitiba. Este ano, o escolhido foi o figurinista carnavalesco Áldice Lopes.
Dona Vanda Bondan, porta-bandeira do grupo, conta que está ansiosa, principalmente porque quer saber como será o seu vestido. A foliona de 72 anos diz que os responsáveis pela atração “sempre capricham nas fantasias”. Ela desfila há 12 anos e deseja ser vistas pelos filhos e netos na Avenida do Samba.
Tradicionalmente, o Rancho desfila e participa da abertura do Carnaval de Rua de Curitiba, desde 1990. A iniciativa integra o calendário anual de eventos direcionados à população idosa do município. Essa atividade aproveita a cultura de nosso povo para valorizar e reforçar a participação ativa dos idosos, unindo-os de forma lúdica.
As primeiras apresentações do Rancho foram realizadas em locais como o Parque Barigui, a Rua Barão de Antonina, o Colégio Tiradentes e o Circulo Militar de Curitiba.

Serviço:
Baile de Carnaval dos Idosos, organizado pela FAS – Fundação de Ação Social
Data e horário: dia 14 de fevereiro de 2012 (terça-feira), das 14h às 17h.
Local: Paraná Clube (Avenida Presidente Kennedy, 2.377 – Água Verde)
Ingresso: gratuito

Rancho das Flores no desfiles das escolas de samba
Local: Avenida Cândido de Abreu
Data: 18 de fevereiro de 2012 (sábado)
Horário: entrada do Rancho das Flores às 20h
Ingresso: gratuito

Nenhum comentário: